As euglenófitas
As euglenófitas também conhecidas como euglenas, são algas unicelulares que se locomovem por meio de um flagelo e vivem principalmente em água doce, mas também em água salgada.
A Euglena viridis é um exemplo desse grupo de algas, possui predominantemente o pigmento verde da clorofila. Ela se reproduz por cissiparidade e, quando sua reprodução é intensa, a água pode adquirir uma coloração esverdeada.
As algas são importantes para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas do alimento que nutre direta ou indiretamente os demais seres vivos aquáticos. Além disso, as algas são os grandes fornecedores do gás oxigênio que abastece a vida aeróbica no planeta. Na atmosfera ou dissolvido na água, esse gás se origina principalmente da atividade fotossintetizante das algas, especialmente as marinhas.Entre as algas unicelulares eucariontes, destacaremos o grupo das euglenas, o das crisófitas e o das pirrófitas.As euglenas são algas unicelulares e clorofiladas que se locomovem através de um flagelo e vivem principalmente na água doce, mas também na água salgada.As crisófitas, também conhecidas por algas douradas são unicelulares, clorofiladas e vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas que tem o corpo protegido por uma carapaça formada de sílica.As pirrófitas são algas unicelulares e geralmente marinhas. Algumas tem capacidade de emitir luz. Em noites escuras, você poderá ver pontinhos luminosos nas ondas do mar. São pirrófitas do gênero Noctiluca apresentando o fenômeno conhecido como bioluminescência.Certas algas, principalmente as pirrófitas, provocam um fenômeno conhecido como maré-vermelha. Em certas ocasiões, as pirrófitas reproduzem-se exageradamente. Contendo uma grande quantidade delas, a água do mar adquire um coloração avermelhada. Com esse excesso de população, a quantidade de substância tóxica desprendida pelas pirrófitas se torna muito grande e mata milhares de peixes e animais aquáticos.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário